4 Anos de Circo no Ato

Com quatro anos de uma forte história de atuação nas ruas, o Circo no Ato comemora em maio seu aniversário e as ruas e praças do Rio de Janeiro serão mais uma vez palco dos Cabarés Circo no Ato. Em parceria com eventos locais, o Circo no Ato fará uma circulação pelo subúrbio carioca, visitando Campo Grande, Nova Iguaçu, Anchieta e a Praça Mauá. Serão quatro shows de rua com números de acrobacia, equilíbrio, malabarismo e comicidade, relembrando personagens e cenas da história da companhia.

 

Além dos espetáculos, o Circo no Ato realiza também uma programação complementar composta por uma oficina de portagem (ou acrobacia em grupo, principal técnica do coletivo), um encontro de portagem (espaço aberto de treinamento aonde pessoas de todos os níveis que praticam a modalidade podem trocar experiências) e uma Roda de Conversa sobre Criação em Circo (espaço de encontro e troca entre artistas, onde poderão ser compartilhados os processos de criação vividos por diferentes agentes culturais da cena circense).

Formado por 12 artistas que atuam com diversas técnicas circenses, o grupo vem desenvolvendo atividades relacionadas à criação e circulação de espetáculos de circo, através de ações relacionadas à descentralização do acesso à cultura no estado e na cidade do Rio de Janeiro. Os integrantes da companhia trazem ainda uma bagagem cultural com formação em áreas como Teatro, Dança, Direção Teatral, Jornalismo e Economia, contribuindo para uma identidade artística plural e múltipla.

 

 

Com diversos trabalhos de repertório, o Circo no Ato realizou uma extensa circulação no estado do Rio de Janeiro e na capital, tendo visitado em sua maioria, cidades com pouco acesso à cultura e bairros da capital fora do eixo Centro-Zona Sul.

Em paralelo à produção de espetáculos o coletivo criou e desenvolveu de maneira totalmente autônoma o Cabaré Circo no Ato, um espetáculo de variedades que tem a crítica e a comicidade como principais características e a democratização da arte como missão. Pensado em um formato que dialoga com a estrutura mais popular e tradicional do universo circense, o Cabaré é um espetáculo versátil que o Circo no Ato realiza com frequência em espaços públicos ou eventos privados.

O projeto foi selecionado pelo Edital “Geração Cultura RJ” e faz parte do Programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica. Realização Circo no Ato, Apoio da Fundição Progresso e do Circo Crescer e Viver.