Edital de Seleção Pública de Bailes e Criação Artística no Funk 2013
Edital: Seleção Pública de Bailes e Criação Artística no Funk
Valor: R$ 650.000,00 ((seiscentos e cinquenta mil reais)
O edital foi instituído com o intuito de fornecer apoio financeiro a produção de Bailes Funk e a projetos de criação e circulação artística dos agentes do movimento Funk (equipes de som, DJs, MCs, dançarinos, produtores, grupos, bondes, entre outros) que contribuam para a valorização do Funk enquanto expressão cultural urbana e plural do Estado do Rio de Janeiro.
Esta ação está em consonância com os princípios da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em outubro de 2005, ratificada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2006 e promulgada em agosto de 2007. Considera-se, ainda, a Lei 5.543/2009 que define o FUNK como movimento cultural e musical de caráter popular, sendo de competência do poder público assegurar ao movimento a realização de suas manifestações próprias, sem quaisquer regras discriminatórias e nem diferentes das que regem outras manifestações da mesma natureza. Estando, ainda, em conformidade com as finalidades estabelecidas pela SEC, em especial:
a) formular e supervisionar a execução da política estadual de cultura, em estreita articulação com os órgãos e entidades a ela vinculados, bem como os demais órgãos públicos e privados envolvidos;
b) incentivar a criação artística em todas as suas formas de expressão, bem como a integração cultural, a pesquisa de novas linguagens, a formação e o aprimoramento de pessoal de sua área de atuação.
DO OBJETO
I. Reconhecer o Baile Funk como importante expressão da cultura Funk;
II. Reconhecer a criação artística no Funk, que envolve diferentes linguagens artísticas (música, dança, Imagem, etc.);
III. Incentivar a participação plena e efetiva dos atores e protagonistas do Funk na elaboração e no desenvolvimento de projetos;
IV. Incentivar a formação de novos agentes culturais e artistas no movimento Funk;
V. Incentivar e valorizar a participação da juventude nas políticas públicas de cultura;
VI. Contribuir para o reconhecimento do Funk como elemento importante da cultura;
VII. Estimular o intercâmbio entre os agentes do Funk e o fortalecimento de suas redes;
VIII. Divulgar e dar visibilidade às iniciativas culturais do Funk; e
IX. Identificar e mapear os agentes do movimento Funk do Estado do Rio de Janeiro a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas de cultura específicas para o segmento.
Para mais informações acesse a página de editais da SEC.