Por meio do projeto “Do Vídeo ao Maker”, os professores Érica Modesto e José Eduardo Pachá ministraram um curso prático e presencial sobre a realização de vídeos, na cidade de Mendes (RJ), para uma turma formada por alunos de três diferentes escolas. O curso contemplou os processos de: roteiro, decupagem, produção, filmagem, edição e finalização.

Após um levantamento sobre os possíveis temas a serem abordados no vídeo, a turma optou por resgatar a história dos bailes da CIPEC (a antiga fábrica de papel da região), e a tradição do Choro como ritmo símbolo da cidade.  A equipe está contando com a colaboração de Janer Baptista, criador da página AntigaMendes e grande conhecedor da história do município. Ele participa como pesquisador e consultor de roteiro.

Participaram do projeto também, como professores convidados:

– Raphael Rachid: Captação de áudio, mixagem e trilha sonora;

– Renata Moreira: Produção e assistência de direção

– Gabriel Cattapreta: Edição e Montagem

Os oito encontros ocorreram na sala multimídia da Escola Estadual Aragão Gomes durante o mês de maio de 2017, às sextas-feiras e sábados.

Após o término da fase expositiva, a turma realiza a produção de um vídeo curta-metragem sobre o tema escolhido. O filme final será exibido em diversas escolas e também será distribuído como material de divulgação para a TV local, sites de notícias, o acervo da Prefeitura da cidade e através da internet, para que a pequena Mendes possa se tornar visível para todo o Brasil e o mundo.

Instagram: @dovideoaomaker

Telefone: 21 99168-7495