A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura – abre inscrições nos dias 19 e 22 de dezembro de 2014 para o processo seletivo de dois cursos técnicos de nível médio da Escola de Dança, Artes e Técnicas do Theatro Municipal – Maria Olenewa, que serão ministrados, gratuitamente, ao longo de três semestres letivos a partir de 2015. Serão oferecidas 40 vagas para o curso de Técnico em Iluminação – Operação e Montagem e outras 40 vagas para o de Técnico em Maquiagem, Cabelo e Perucaria. Os candidatos devem ter idade mínima de 16 anos, já ter concluído o nível médio de ensino ou estar cursando no mínimo o 2º ano em 2015. As inscrições só podem ser feitas presencialmente, entre 9h e 17h, na sede da Escola.

As provas escritas serão realizadas no mês de fevereiro de 2015. Os candidatos que não apresentarem nenhuma pendência na entrega da documentação de inscrição receberão um comunicado oficial via correio eletrônico, exclusivamente, informando sobre o local, dia e o horário da aplicação das provas. Uma semana após a realização da prova escrita, será iniciada a etapa de entrevistas aos candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 6 na primeira fase. Da mesma forma, será enviado comunicado oficial via correio eletrônico, exclusivamente, informando sobre o local, dia e o horário a ser realizada a entrevista individual. A entrevista medirá interesse e conhecimentos da área pleiteada, bem como a disponibilidade do candidato em cumprir integralmente o curso e serão considerados aprovados nesta etapa os candidatos que obtiverem nota maior ou igual 6.

Sobre as áreas de atuação dos cursos

Técnico em Iluminação – Operação e Montagem

O técnico de luz é o responsável pela sequência de trabalho das luzes durante a montagem no palco e a representação de um espetáculo. A sua atividade é subordinada às indicações artísticas ditadas pelo iluminador (ou pelo cenógrafo, ou mesmo pelo diretor) e, ao mesmo tempo, é encarregado da coordenação da equipe dos eletricistas de palco para a disposição e a afinação dos refletores. Partindo do projeto de criação do iluminador, o técnico de luz se ocupa de transcrevê-lo em um plano de luzes em planta digital e torná-lo efetivo. No caso de não haver uma posterior fragmentação dos encargos, o técnico de luz possui também a tarefa de administrar na primeira pessoa o console que gerencia as memórias relativas às mudanças de luzes do espetáculo.

Técnico em Maquiagem, Cabelo e Perucaria

O curso se propõe em preparar a figura do visagista teatral, figura capaz de realizar todas as atividades relativas à preparação na realização de penteados e maquiagem necessária antes da entrada em cena dos artistas, bem como as atividades relacionadas à reorganização dos materiais utilizados. O percurso didático prevê o estudo das técnicas e instrumentos para realizar o penteado de um artista. O cabeleireiro teatral deverá saber reorganizar e conservar o material, como também cuidar da limpeza e lavagem (“frontini” – parte frontal da linha de encaixe da peruca, barbas e bigodes) e ser capaz de refazer um penteado ou refazer os cachos nas perucas.

Irá conhecer também as ferramentas necessárias para a elaboração da atividade de trabalho, tanto para a realização de penteados como para a preparação e colocação das perucas (uso de pente, tesoura, escova, diferentes tipos de bobes, grampos, presilhas, babyliss, escova, secador de cabelo, entre outros). Este perfil também será capaz de lidar com o “por trás dos bastidores” de uma situação de trabalho, tanto do ponto de vista técnico como relacional. O curso proposto visa a preparar profissionais capazes de conduzir seus negócios em todos os setores das artes do espetáculo ao vivo, incluindo “set” de fotografia, desfiles de moda, estúdios de cinema, televisão e carnaval.

• Horário: 9h às 17h
• Dias: 19 e 22 de dezembro
• Local de Inscrição: Escola de Dança, Artes e Técnicas do Theatro Municipal – Maria Olenewa – Avenida Almirante Barroso, 14/16. Centro, Rio de Janeiro/ RJ.
• Telefone de contato: 2332-9238
Documentos para inscrição:
• Uma foto 3 x 4;
• Certidão de nascimento (cópia);
• Carteira de identidade (cópia);
• Comprovante de residência (cópia);

Se o candidato for menor de idade, deverá comparecer acompanhado do responsável, bem como apresentar original e entregar cópia de sua carteira de identidade.
Na impossibilidade de apresentar-se pessoalmente para a inscrição, o candidato deverá redigir procuração simples, datada e assinada, dando os devidos direitos à representação de outrem ante a inscrição deste processo de seleção.