Por meio do projeto “A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO”, as pesquisadoras Cleonice Lopes e Carolina Pires vêm construindo conteúdo para o lançamento de um livro sobre as comunidades onde residem: Rocinha e Horto Florestal.

Nos meses de abril e maio de 2017, realizaram quatro Rodas de Memória, duas em cada uma das localidades. As mulheres das comunidades foram ouvidas e muitas histórias de sua participação na construção de seus territórios foram registradas. No mesmo período, a dupla realizou 35 entrevistas com mulheres desses territórios.

O depoimento dessas mulheres  é o material primordial para o texto do livro, como produto final. Além disso, todas as entrevistas realizadas – fotografados e gravados em áudio –passarão a compor os acervos do Museu Sankofa Memória e História da Rocinha e do Museu do Horto.

O livro tem previsão de lançamento em setembro de 2017, pela Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro (Remus-RJ), como parte da Programação da 11ª Primavera de Museus. O projeto é coordenado por Inês Gouveia, representando a Remus-RJ, por Antônio Carlos Firmino (Museu Sankofa) e por Emerson Souza (Museu do Horto).

Contato: redemuseologiasocialrj@gmail.com