O Festival do Passinho é o novo evento que veio para movimentar a cena carioca e tem o objetivo de fomentar e incentivar a cultura do Passinho nas comunidades, além de premiar os melhores dançarinos do Rio. O projeto faz parte do Programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Idealizado pelo dançarino, professor de dança e produtor cultural Kinho Mister Passista, o festival acontece entre junho e agosto e conta com diversas etapas de seleção. A primeira etapa aconteceu no dia 11/6 e escolheu a melhor dançarina, premiada com o valor de R$1 mil. A segunda etapa acontece no próximo dia 02/06 e irá premiar o melhor dançarino. E pra finalizar em grande estilo, o encerramento acontece no dia 13/8, com um  Baile que reunirá todos os dançarinos do Rio pra celebrar a final do festival e a premiação dos campeões. Tudo isso acontecerá na Cidade de Deus, comunidade carioca na Zona Oeste, na quadra da Mocidade da CDD.

Festival do Passinho
11/6 – Etapa Gênero Feminino